top of page
Nossa História
2021
-
Ainda sob pandemia, retomamos às atividades em forma reduzida e dentro das políticas de segurança. Além do uso da máscara, o acesso às nossas apresentações foi diminuído para 70%, os espaços para exercício do Curso de Teatro foram delimitados, para que pudessem cumprir com o distanciamento.
-
Com o elenco e equipe vacinados, os ensaios de Pode ser que seja só o leiteiro lá fora foram retomados aos poucos e sendo finalmente estreado em novembro deste ano.
Espetáculo "Pode ser que seja só o leiteiro lá fora" - Foto: Eduardo Ramos
2020
-
Devido à pandemia causada pelo COVID-19, as atividades presenciais foram suspensas. O Curso de Teatro foi remodelado para acesso remoto e os ensaios para o espetáculo Pode ser que seja só o leiteiro lá fora foram interrompidos.
-
Mesmo assim procuramos novas formas para continuar trabalhando. Em julho deste ano estreou o evento online Isso não é um espetáculo, transmitido pela plataforma Zoom e com boa receptividade do público para esse estilo de apresentação.
-
Os 10 anos do Teatro Por Que Não? foram comemorados com um lançamento de um documentário e uma exposição em formato online.
Evento online "Isso não é um espetáculo" - Foto: Arquivo TPQÑ?
2019
-
Fomos selecionados, no edital Apoio à Produção Artística e
Cultural de Santa Maria, que tem o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que levou o espetáculo Amores aos Montes a escolas de regiões periféricas da cidade. -
Fomos contemplados novamente pela Lei de incentivo a Cultura (LIC/SM) com os projetos EMCARTAZ e Mundo Infantil, para montagem do novo espetáculo infantil O Circo do Mundinho Feliz.
-
Participamos do Festival Nacional de Teatro de Chapecó (PR), abrindo a programação com o espetáculo Amores aos Montes. Com o mesmo trabalho fomos selecionados, para a VI Semana de Teatro de São Lourenço d´Oeste (PR).
-
Fomos contemplados com o edital FAC Teatro Hoje: Serafim Bemol. da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, para a montagem do espetáculo Pode ser o leiteiro lá fora, de Caio Fernando Abreu, com estreia prevista em 2020, ano em que o Por Que Não? completa 10 anos de atividade.
Espetáculo "O Circo do Mundinho Feliz" - Foto: Walesca Timmen
Elenco se preparando para apresentação de "Amores aos Montes " em Chapecó (PR) - Foto: Arquivo TPQÑ?
2018
-
Com a apresentação do Ministério da Cultura e financiamento da Lei Rouanet, voltamos à produção de festivais e lança a primeira edição do ENTREVERO – Festival Internacional de Teatro de Santa Maria. A primeira edição do projeto contou com artistas locais, nacionais e internacionais em uma semana de programação amplamente ofertada à comunidade, que ocupou diversos espaços culturais.
-
Firmamos mais um protocolo de intercâmbio, desta vez com a Cia Folha de Medronho, de Loulé – Portugal.
-
Fomos novamente contemplados com a Lei de Incentivo à Cultura do Município de Santa Maria (LIC/SM), para a segunda edição do EMCARTAZ e para a circulação do espetáculo Amores aos Montes em praças, escolas, largos e feiras da cidade.
O Espetáculo da Bailarina Perneta, da Cia Fita Crepe, de Novo Hamburgo - RS, participando do festival ENTREVERO - Foto: Walesca Timmen
Say Hello para o Futuro participando do evento EM CARTAZ- Foto: Walesca Timmen
2017
-
Realizamos, com o financiamento da Lei de Incentivo a Cultura de Santa Maria, a primeira edição do projeto EM CARTAZ, oferecendo à comunidade programação continuada no Espaço Cultural Victorio Faccin e ainda fomentando as produções locais nas áreas de teatro, música, dança e artes visuais.
-
O espetáculo Amores aos Montes realizou um circuito pela região central do estado, através do projeto Rio Grande no Palco, promovido pelo SESC/RS.
Espetáculo "Amores aos Montes", com o primeiro "porque baby" do grupo- Foto: Arquivo TPQÑ?
2016
-
Com o espetáculo Say Hello para o Futuro, participamos pela terceira vez do PERIFERIAS e do FITA - Festival Internacional do Alentejo, com apresentações em Beja e Grânola, também em Portugal.
-
Fomos contemplados com a Lei de Incentivo à Cultura do Município de Santa Maria (LIC/SM), para a segunda montagem com espetáculo de autoria própria: Amores aos Montes.
O grupo todo reunido no Castelo dos Mouros, em Sintra (Portugal) para a terceira participação no PERIFERIAS - Foto: Arquivo TPQÑ?
2015
-
Estreamos o nosso primeiro espetáculo feito com dramaturgia própria: Say Hello para o Futuro, com novos integrantes no grupo.
Espetáculo "Say Hello para o Futuro" - Foto: Arquivo TPQÑ?
2014
-
Lançamos, junto ao grupo TUI, a campanha Um Palco Sem Cupim e um Teto que Não Caia em Mim, que previa a reforma do Espaço Cultural Victorio Faccin, através de financiamento colaborativo na plataforma Catarse. O projeto obteve êxito, alcançando 144% de sua meta inicial com o apoio de aproximadamente 400 pessoas, empresas, coletivos artísticos e entidades.
-
Participamos pela segunda vez do PERIFERIAS - Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra – Portugal com o espetáculo Travessias.
Registro da reforma da nossa sede Espaço Cultural Victorio Faccin - Foto: Arquivo TPQÑ?
2013
-
Devido ao importante trabalho desenvolvido na cidade, o integrante Felipe Martinez foi agraciado com a Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso, homenagem da Câmara Municipal de Vereadores que também concedeu ao Por Que Não? uma moção de reconhecimento a atuação do grupo na cidade de Santa Maria, bem como a prática de internacionalização da arte.
-
Começamos as nossas atividades com o Curso de Teatro, que até hoje já atendeu em torno de 1000 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
-
Montamos o espetáculo Amanhã foi Outro dia, em conjunto com o Teatro Universitário Independente (TUI).
Primeira turma ( experimentação) do Curso de Teatro, com a montagem do espetáculo "Elvira do Ypiranga" - Foto: Arquivo TPQÑ?
2012
-
Participamos da 2º Mostra Universitária do Espaço Elevador - São Paulo (SP) com o espetáculo Fim de Partida.
-
Fomos convidados pelo Teatro Universitário Independente (TUI) para dividir a administração do Espaço Cultural Victorio Faccin, nossa sede atual.
-
Firmamos um protocolo de intercâmbio cultural com o Centro de Difusão Cultural Chão de Oliva, de Sintra - Portugal. Por intermédio deste protocolo, participamos do PERIFERIAS - Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra – Portugal. Na primeira ocasião, o grupo foi contemplado no Edital Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Além da apresentação em Sintra, também apresentamos em Lisboa com a parceria da Universidade Nova.
Primeira ida à Portugal para a participação do Festival PERIFERIAS - Foto: Arquivo TPQÑ?
Registro da nossa participação na Mostra FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba (PR) (2011) - Foto: Arquivo TPQÑ?
2011
-
Participamos de eventos importantes como a Mostra FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba (PR) e o 3º Festival Nacional de Teatro de Goiânia (GO), onde levamos os prêmios de Melhor Maquiagem e Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo Fim de Partida.
-
Nasceu o MOSAICO - Mostra Artística Independente, evento que por 5 edições serviu de plataforma para apresentações de artistas locais , nacionais e internacionais para a comunidade santa-mariense.
2010
-
Surgimento do Por Que Não?, com os espetáculos: O Abajur Lilás, Fim de Partida, O Afogado Mais Bonito do Mundo, Gabriela Cravo e Canela e Aquele que Diz, oriundos de processos realizados dentro da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).
-
Em julho, participamos do 23º
Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (SC), com o Abajur Lilás e fomos contemplados com os prêmios de Melhor Direção e Melhor Atriz
O Abajur Lilás (2010) - Foto: Gerardo Martinez
bottom of page